terça-feira, 21 de junho de 2016

#LSR Entrevista - Laritza Oliveira

Boa Noite, Leitores!

Terça-Feira é o dia de conhecer mais um de nossos parceiros maravilhosos. E a entrevista de hoje é com a querida Laritza Oliveira, autora do livro "O garoto ao lado".


 



Nasceu em Guaxupé, MG. Começou a ler aos seis anos e descobriu que queria ser escritora aos doze, quando escreveu seu primeiro livro, publicado dois anos mais tarde. Desde então, vem apurando a escrita e buscando novas inspirações. O garoto ao lado é sua quarta obra. Atualmente, reside em Palmas, TO, e divide o tempo entre a escola, a família, os livros e o blog e canal no YouTube “Ler & Maquiar”(atualmente chamado ALL – A Lari Leu).









LSR: O que lhe fez querer ser uma escritora?
LARITZA: Bem, com certeza o incentivo da minha mãe. Ela foi quem me ensinou a ler e escrever. Sempre me deixou livre para usar minha criatividade e acreditou em todas as ideias (mesmo as malucas rsrs) que tive. Além dela, com certeza meus escritores preferidos.

LSR: De onde vem a inspiração para escrever?
LARITZA: Olha, pode vir de um filme ou de uma paisagem. Varia muito. Com o tempo eu passei a andar sempre com papel e caneta para quando a bendita chegar estar preparada!

LSR: Tem alguma rotina para escrever, algum elemento que se tornou parte fundamental do processo criativo, como música, por exemplo?
LARITZA: Música com certeza! Eu faço milhares de playlists, uma para cada tipo de cena. Outra coisa que ainda não superei foi a necessidade de escrever no papel para depois passar para o notebook. Isso acaba atrasando um pouco o livro (rsrsrs).

LSR: Como a literatura entrou na sua vida?
LARITZA: Por minha mãe e a escola. Eu lembro que depois que aprendi a ler não parei mais e sempre tive o incentivo dos meus pais e da escola.

LSR: Quais autores são referências para o seu trabalho?
LARITZA:Eu tenho três: John Green, Jane Austen e Carina Rissi. Sem esses três jamais teria me tornado escritora.

LSR: Como enxerga o mercado literário nacional atualmente?
LARITZA: Está crescendo. Cada vez mais estão surgindo novos escritores e leitores. Ainda é difícil se projetar até ser um best-seller, mas quem faz por amor chega lá.

LSR: Como foi o processo de publicação das suas obras? Houve muitas dificuldades?
Eu já conhecia a Novo Século, mas passei pela triagem como todo mundo. A publicação com eles não é difícil, mas não é todos que podem seguir o contrato dele (que é diferente das demais editoras). Eu tive sorte de ter um patrocínio dos meus pais e consegui publicar e sem eles teria sido impossível.

LSR: É possível viver da escrita no Brasil ou você desempenha outra profissão?
LARITZA: No momento ainda não posso largar tudo e só ser escritora (infelizmente). Por enquanto estou apenas estudando (estou no terceiro ano do ensino médio), mas quero muito poder chegar ao status de “sou apenas escritora, vivo disso”.

LSR: Em algum momento pensou em desistir?
LARITZA: Sempre tem dias em que a gente pensa. O mais incrível disso tudo é que parece que as leitoras advinham e mando mensagens elogiando seu livro e cheias de amor. Sem ter as leitoras eu já teria desistido, com certeza.

LSR: Como tem sido o retorno do seu público leitor?
LARITZA: Surpreendente! Confesso que sou daquelas pessimistas. Antes de publicar pensei: “Ninguém vai querer ler!”. Quando as críticas chegaram de maneira positiva em noventa por cento dos casos, fiquei impressionada. É o que sempre digo, sou fácil de ser surpreendida porque mantenho as expectativas baixas.

LSR: Quais são os seus planos para o futuro?
LARITZA: Eu quero me formar no ensino médio e passar em Cinema na FAAP, ainda esse ano. Se não acontecer, vou dedicar 2017 a escrita e tentar passar de novo. Ainda não pensei muito sobre os anos seguintes, pois prefiro manter sempre a vida me surpreendendo e me levando a caminhos inesperados.

LSR: Para finalizar, que mensagem você deixaria para os seus novos leitores e para os escritores iniciantes?

LARITZA: Aos leitores e escritores deixo meu incentivo, pois não se pode desistir daquilo que gostamos e temos como sonho. Ler é uma parte essencial da vida e faz muito bem aqueles que tem isso como hábito. Escritores, não deixem de ler, pois isso nos faz melhorar e amadurecer. Um grande abraço a todos vocês! 


Conheça esse livro lindo *-*




Apesar de seu nome, Alice não tem nenhum "País das Maravilhas" à sua volta. 
Não há nenhum Chapeleiro Maluco, muito menos um gato sorridente por perto. 
Acontecimentos do passado atormentam sua mente. 
Ela não pensa duas vezes em se mudar após a separação dos pais, e, em uma nova cidade, em uma nova turma, Alice encontra-se sozinha em seu último ano do Ensino Médio. 
Mesmo tendo parte de sua família por perto, ela se sente isolada em meio à multidão, e ninguém parece notá-la. 
Seus únicos companheiros são seus livros e seus escritos. 
Apenas as palavras acompanham Alice, pelo menos até o dia em que ela percebe que um garoto da sua turma a está observando. Fechada a qualquer tipo de relacionamento, 
Alice tenta fugir do interesse de qualquer um, mas vê-se intrigada pela presença do "garoto ao lado".

2 comentários

  1. Que fofa. Já quero esse livro 😍😍 parabéns pela entrevista😅👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Que fofa. Já quero esse livro 😍😍 parabéns pela entrevista😅👏👏👏

    ResponderExcluir