quarta-feira, 13 de julho de 2016

#LSR Entrevista - Adriana Igrejas

A autora do livro  "A Fórmula da Vida", que logo será resenhado aqui no blog, é a entrevistada de hoje. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre a nossa parceira Adriana Igrejas.






Adriana Igrejas é escritora, Professora de Português/ Literatura e Inglês, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É natural do Rio de Janeiro, casada e tem dois filhos. É autora do romance "A fórmula da vida", "A babá gótica" e do livro de contos "Um apartamento com vista para o mar e outras histórias", além de participar de oito antologias. 








LSR:  O que lhe fez querer ser uma escritora?
Adriana: A vontade de contar histórias, o gostar de escrever e criar personagens e querer dividir isso com outras pessoas.


LSR: De onde vem a inspiração para escrever?
 Adriana: Pode e vem de qualquer coisa: uma canção, uma cena, uma frase, uma paisagem, uma pessoa. Tudo me inspira de tempos em tempos e em momentos diferentes.


LSR: Tem alguma rotina para escrever, algum elemento que se tornou parte fundamental do processo criativo, como música, por exemplo?
Adriana: Preciso de minhas anotações ao meu lado. Vou fazendo anotações e as consulto com frequência. Também não passo sem o dicionário online, para buscar sinônimos e evitar repetir palavras e consultar o significado correto caso apareça alguma dúvida.


LSR:  Como a literatura entrou na sua vida?
Adriana:  Através dos textos dos livros didáticos de Português e dos livros paradidáticos da escola.


LSR:  Quais autores são referências para o seu trabalho?
Adriana:  Machado de Assis, José de Alencar e Luis Fernando Verissimo.


LSR:  Como enxerga o mercado literário nacional atualmente?
Adriana: Em constante transformação para melhor, embora o momento de crise esteja afetando diretamente esse segmento. Gradualmente os autores nacionais estão conquistando seu espaço, mas ainda há muito a ser feito.


LSR: Como foi o processo de publicação das suas obras? Houve muitas dificuldades?
Adriana:  Sim, claro. Quando se é autor independente, a dificuldade financeira. Depois então de publicado o livro, os problemas com distribuição e divulgação. Já na minha última publicação, que não foi de forma independente, tudo se tornou bem mais fácil, com a editora fazendo grande parte do trabalho de divulgação e distribuindo o livro para as livrarias. A dificuldade foi em conseguir tal editora.


LSR: É possível viver da escrita no Brasil ou você desempenha outra profissão?
Adriana:  Acredito que é possível, mas infelizmente, para algumas almas sortudas e eleitas (kkkkkk). Poucos são os autores que vivem exclusivamente de escrever, ainda assim, alguns desses fazem palestras e ministram cursos para completar a renda. No meu caso, sou professora de Língua Portuguesa e Inglês.


LSR:  Em algum momento pensou em desistir?
Adriana: Várias vezes. São muitas as decepções. A vida era bem mais simples quando eu era apenas professora. No entanto, sei que só poderia desistir de ir a eventos e divulgar minha obra, já que jamais conseguiria parar de escrever, pois é algo que faço desde criança e é uma necessidade. Faz parte de mim. Então, se não vou parar de escrever, por que desistir de tentar ter leitores?


LSR: Como tem sido o retorno do seu público leitor?
Adriana:  Muito bom. Eles me dão um retorno muito positivo, com muitos elogios, comentários de leitores apaixonados e entusiastas. É a melhor parte de ser escritora!


LSR: Quais são os seus planos para o futuro?
Adriana: Continuar escrevendo sempre. Logicamente, quero publicar assim que terminar o novo livro.


LSR:  Para finalizar, que mensagem você deixaria para os seus novos leitores e para os escritores iniciantes?
Adriana: Para meus novos leitores: sejam bem-vindos ao meu universo criativo! Espero que estejam animados para embarcar nessa aventura, encantarem-se com minhas histórias! Não vão se arrepender!
                Para os escritores iniciantes: se escrever é realmente o que você quer fazer, vá em frente! Mas nunca descuide de melhorar. Estude! Principalmente técnicas narrativas e gramática. Leia muito e revise várias vezes o que escreve! Faça o seu melhor e você poderá realizar seu sonho.
                Sejam felizes! Beijinhos literários!


Conheça a sinopse do livro "A Fórmula da Vida".

 




Vítima de um crime, Catarina Evangelista Durval faz justiça com suas próprias mãos, mas paga um preço alto por isso. A jovem Catarina atravessa a adolescência e chega à vida adulta com vários dilemas.
Quando Catarina se vê novamente acusada de um crime, foge e assume a identidade de um colega. Refugiando-se em uma fazenda, usando o nome do colega e em seu emprego, ela conhece a família Fragoso e outras pessoas simples que vão fazendo com que aos poucos ela seja uma pessoa melhor. Descobre o amor que julgou não existir e se vê envolvida de tal forma, que o momento de sua partida para enfrentar seu destino se torna muito mais difícil do que julgara. 
Ao voltar para sua cidade, ela vai ao encontro de uma cilada fatal e vai precisar lutar pela sua vida e resolver todos os seus problemas antes de poder buscar novamente o amor e a felicidade.





5 comentários

  1. Muito legal a entrevista, já conheço a Adriana e suas obras ela é uma pessoa incrível e em breve lerei o livro A formula da vida e tenho certeza que irei amar :)

    ttp://www.compulsaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Atualizando meus links e me deparei com este aqui! Já, já entra como link no meu blog! Adorei dar a entrevista e fico feliz em poder alcançar os leitores do Livro sem Rabisco! Obrigada, parceiras! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Atualizando meus links e me deparei com este aqui! Já, já entra como link no meu blog! Adorei dar a entrevista e fico feliz em poder alcançar os leitores do Livro sem Rabisco! Obrigada, parceiras! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Atualizando meus links e me deparei com este aqui! Já, já entra como link no meu blog! Adorei dar a entrevista e fico feliz em poder alcançar os leitores do Livro sem Rabisco! Obrigada, parceiras! Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Atualizando meus links e me deparei com este aqui! Já, já entra como link no meu blog! Adorei dar a entrevista e fico feliz em poder alcançar os leitores do Livro sem Rabisco! Obrigada, parceiras! Um beijo grande!

    ResponderExcluir