quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Um Anjo Na Terra

Sabe aquele livro que você termina com os olhos inchados de tanto chorar, mas com um sorrisão no rosto? Então, é “Um anjo na terra” da autora Luana Barros. A autora também publicou os livros “Amar vale a pena” e “Amar vale a pena – Recomeçar”, e hoje vamos falar sobre Gabriel, o anjo mais teimoso e amado do mundo.


E quando um anjo é enviado à Terra para realizar um desejo de cada pessoa? Será que daria certo? O que elas pediriam? Será que ele atenderia na íntegra? Não o anjo Gabriel, questionador e sem muita paciência com o egoísmo dos homens, causará várias situações constrangedoras e engraçadas para salvar os seres humanos de si mesmos! 
Um livro com histórias de pessoas como nós, que se enfurnam numa rotina enfadonha e esquecem de viver, sobrevivem a cada dia como se nunca fossem morrer, deixam seus sonhos para um amanhã que nunca chega... Mas uma hora acordamos ou um anjo nos acorda!



Gabriel recebe uma missão, algo que seria simples. Ele só deveria conceder um desejo a cada pessoa na terra. O grande problema é que ele não acredita o suficiente nos seres humanos quanto as suas vontades, afinal, eles poderiam pedir algo fútil que não precisam de verdade e esquecer daquilo que realmente os levaria a felicidade.
A escolha era clara: Gabriel realizava os desejos e cumpria sua missão corretamente ou corria o risco de ser punido por interferir nas decisões das pessoas a fim de conceder aquilo que eles precisavam para ter uma vida plena.

“- O paraíso é na terra mesmo! Mas precisam complicar tudo. Não reconhecem um amor se não for como desejam! Como se soubessem o que é melhor pra eles!”

O que acham que ele escolheu? Gabi é um anjo teimoso e não está disposto a deixar algo tão importante nas mãos dos insensatos humanos: “eles não sabem o que querem e como encontrar a felicidade, então precisam de uma mãozinha”, este é basicamente o pensamento desse amado anjo.

“Muitas pessoas sofrem por convenções que pensam serem verdades absolutas. Depois descobrirão quantas coisas fazem achando ser o correto, e é o mais completo erro.”

Tomada sua decisão o anjo inicia uma trama rebuscada e maluca levando todos a aceitarem aquilo que ele sabe que é certo para cada um. Acidentes, itens inclusos em bagagens, aparições inesperadas e muitas outras confusões fazem parte da sua estratégia que ao final acaba nos mostrando que ser feliz é muito simples, nós que complicamos tudo.

Tenho tanto pra falar desse livro, que mal sei como colocar em palavras. Trata das escolhas que fazemos para a nossa vida. Às vezes as coisas são tão simples que acabamos desconfiados, e geramos vários empecilhos para uma situação, metemos os pés pelas mãos e atrasamos ao máximo as coisas boas que poderíamos ter.
O personagem principal da história é o Anjo Gabriel, que liga todos os pontos da narrativa. A obra é recheada de personagens, todos eles com ligações entre si. São famílias, amigos e  amores que se encontram e se desencontram ao longo da narrativa. É impossível falar de todos sem entregar spoilers.  Tudo começa com Lívia, pedindo a reconciliação dos pais, Ana e Jorge, que vivem em pé de guerra, a partir daí os demais personagens vão surgindo e completando o sentido da história.

“- Se Deus fosse esperar merecerem, não poderia fazer as suas graças na vida de vocês.”

Amar Gabriel é algo tão natural, quanto respirar. Ele encanta mais e mais a cada página. Sua teimosia aliada à bondade, ao desejo de ver todos os seus protegidos alcançando o melhor da vida é algo tocante. Engraçado, irônico e carinhoso, o anjo alcoviteiro (como foi chamado várias vezes) não poupou esforços para alcançar o melhor. Alguns protegidos podiam vê-lo, e os diálogos entre eles são impagáveis. Para alguns ele não aparecia, mas estava sempre por perto, observando e mexendo seus pauzinhos.

“- Cuidado com os pensamentos, Gabriel. Até os anjos precisam cuidar deles!”

Torci tanto por cada personagem. Principalmente por Bernardo, que tem um espírito lindo, livre e inocente, luta pelo que quer e conquista com seu bom humor. Diferentes de outros livros, não teve nenhum personagem que não gostei, talvez por não existir um vilão na história.  As escolhas dos personagens, seus medos e inseguranças são seus piores rivais. Mas isso os torna tão humanos, que é possível se identificar com cada um deles, criando uma afinidade com o todo.

“-Tudo bem, senhor Bernardo, qual foi a última vez que se alimentou?
- Já quer me convidar para jantar? Ele brinca e geme de dor.”

O grande X da questão do livro é o que fazemos com a nossa vida. Temos rotinas corridas e muitas vezes não paramos para observar o que acontece ao nosso redor. Deixamos que boas coisas passem ao nosso lado sem o mínimo de esforço para atraí-las. Além dos sentimentos ruins que acabam interferindo em nosso dia-a-dia. Magoa, orgulho, medo, decepção, ganância, entre outros são coisas que acabam nos levando para trás, atrapalhando nossos sonhos. Sentimentos ruins anulam nossa felicidade, pois infelizmente prestamos mais atenção neles do que em saídas para contornar tudo isso.

“Bem-vindo à vida! Ela é assim... É inconstante, imprevisível e, na maioria das vezes, não é como vocês querem.”

Os personagens não conseguiram se livrar desses empecilhos sozinhos, contando assim com a ajuda de Gabriel para ajudar a fazê-los enxergar esses erros. Na nossa vida também ficamos confusos e cegos com esses maus sentimentos, nessas horas precisamos parar e dar uma atenção especial à nossa situação. Podemos contar com a fé para transformar o ruim em bom e nos guiar para o melhor caminho.

“-Não precisa ficar nervoso por aprender a sentir a vida. – o anjo dá de ombros. – Com o tempo você se acostuma. – Agora ele o encara. – Alias você se vicia!”

Foi essa a lição que tirei do livro, que coisas ruins acontecem, mas está em nossas mãos, na nossa vontade e na nossa fé a possibilidade de reverter tudo isso. De alcançar à felicidade e fazer feliz quem vive ao nosso redor. De aceitar os momentos difíceis e aprender a conviver com eles. E principalmente que para tudo há um tempo certo, basta saber esperar pelo melhor.

“A recompensa por ser amigo verdadeiro é esta: ter o melhor das pessoas expresso em amizade, em carinho, em palavras, em olhares cúmplices, em silêncios agradáveis... Da forma que melhor couber, que um grande amigo sempre sabe.”

A escrita da autora é incrível. Ela consegue alternar o humor e histórias emocionantes com uma precisão única. Em alguns momentos gargalhei, em outros não consegui conter as lágrimas. E esse jogo de sentimentos em meio a uma leitura é a verdadeira alegria do leitor. Folhear as páginas e não conseguir largar, se colocar no lugar dos personagens, querer estar dentro dá história. Fico extremamente feliz em ver a literatura nacional conquistando seu espaço. Espero que seja só o começo de uma longa trajetória de sucesso para esta autora, que seus livros cheguem e modifiquem a vida de muitos leitores.
Foi um dos melhores livros que li esse ano, com tudo que eu mais gosto: romance, drama e humor. Tudo na medida certa. Recomendo a todos, espero que o anjo Gabriel conquiste vocês da mesma forma que me conquistou.
O livro será lançado na Bienal de SP, no dia 03 de setembro.
Adquira o livro clicando aqui.





“- A felicidade dos que amamos também é a nossa.”

 “- E pra ser feliz é preciso ter memória ruim.”

“-Tantas dúvidas... No amor verdadeiro não há espaço  para elas, minha querida!”

 “Não pense em quem te deixou, valorize quem está com você”.

 “-As pessoas nem sempre estão preparadas para receber o que oferecemos.”

“Não coloque sua confiança no dinheiro, em nada daqui. Confie em Deus. Coloque seu coração em Deus, não o apegue aqui.”

“Tem horas que o coração grita e se não o escutarmos, enlouquecemos.”



Título: Um Anjo na Terra
Autor: Luana Barros
Editora: Chiado Editora
Ano: 2016
Páginas: 310

Nenhum comentário

Postar um comentário