quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Uma só vez na vida

A resenha de hoje é do livro “Uma só vez na vida”, da escritora Danielle Steel. Uma história linda e emocionante sobre amor, perdas, recomeços e esperança no futuro.




Daphne Fields é uma escritora de prestígio, linda e inteligente. Seu encanto é tão forte que consegue camuflar seus sentimentos, inclusive a solidão. Mas ela não desiste, e continua sonhando com o dia em que irá encontrar um grande amor. E é num devaneio como este que a fatalidade muda a vida de Daphne: atravessando distraidamente uma rua, é atropelada. No hospital, entre a vida e a morte, recebe a visita de um velho amigo que, aos poucos, se revela um homem tão maravilhoso como aquele com o qual sempre sonhara.



         Daphne Fields é uma escritora de romances de sucesso que mantém sua vida no mais absoluto sigilo. Nem mesmo os amigos mais próximos conhecem os segredos que esta mulher tão fechada esconde.
     Após sair de uma festa de Natal, imersa em seus pensamentos, Daphne é atropelada por um automóvel em uma esquina da cidade de Nova York e é levada para o hospital em estado grave. Lá, enquanto está entre a vida e a morte, Daphne recorda seu passado e todos os acontecimentos que marcaram sua vida.          
          Daphne rememora aquela trágica noite de Natal, alguns anos antes, quando um incêndio levou a vida de seu marido Jeffrey e de sua filhinha Ayméé. Ela estava grávida de um menino mas ainda não sabia. Andrew nasce surdo e adaptá-lo ao mundo é bastante difícil até o momento em que Daphne se convence que é melhor para o filho frequentar uma escola especial com crianças iguais a ele.

"- Veja, Daff - disse-lhe esta, agarrando ligeiramente seu braço, - falando claro, tem pior aspecto agora do que quando partiu no ano passado. Na realidade, parece um despropósito. Tem que se reerguer. Não pode passar o resto de sua vida se escondendo das pessoas. Perdeu Jeff e Aimee, e Andrew está bem instalado nesta escola; pelo amor de Deus, agora deve fazer algo por si mesma." 

        A escritora também relembra seu romance com John Fowler, um homem do campo que a fez muito feliz e teve a vida ceifada por um acidente enquanto derrubava árvores na floresta.

"Beijou-a de novo, e desta vez ela deslizou seu braço em torno do pescoço dele e o reteve apaixonadamente. 
Desejava agarrar-se a ele por toda a eternidade e não separar-se jamais. 
John, por sua vez, a abraçou como se também quisesse retê-la para sempre."

Daphne se vê sozinha outra vez e acredita que nunca mais conseguirá amar alguém. A romancista, então, dedica-se à carreira profissional e é chamada para ir a Los Angeles para fazer o roteiro do filme de um dos seus livros. Durante as filmagens, Daphne se envolve com Justin, ator principal do filme. O relacionamento é breve pois além da vida agitada do ator não ter espaço para o estilo de vida simples e o filho especial da escritora, Daphne descobre que ele a trai.

"- O que andou fazendo aqui, em minha casa?
- Nada. Por quê? [...] 
- Seriamente? E o que me diz da mulher que esteve aqui com você durante minha ausência? Uma coisa posso dizer: tem uns bons peitos. Seu biquíni poderia caber na minha cabeça."


Durante todo o tempo, Matthew, diretor da escola de Andrew, esteve ao lado da escritora, dando apoio e conselhos. Aos poucos, Daphne descobre seus sentimentos por aquele homem, tão solitário quanto ela, mas prefere guardá-los para si por medo de amar e perder novamente.
Em seu leito de hospital, Daphne percebe a fragilidade da vida e a importância de aproveitar os momentos com as pessoas que amamos e que nos amam, mesmo que o tempo que tenhamos com elas não seja a vida inteira. A escritora compreende que o amor pode se apresentar de várias formas e que vale a pena esperar, porque o verdadeiro amor ocorre UMA SÓ VEZ NA VIDA...


"- O caminho reto nem sempre é o melhor, Daphne. Nós achamos que sim, mas observe as pessoas que mais admira, e verá que geralmente elas triunfaram quando a vida não foi fácil, mas sobreviveram e amadureceram no meio da dor. As pessoas para as quais tudo é fácil não chegam a parte alguma. São as outras, as que escalam montanhas com a cabeça erguida, recebendo os arranhões em pleno rosto e com as pernas cobertas de feridas, que merecem nossa atenção."



Título: Uma só vez na vida
Autora: Danielle Steel
Editora: Record
Ano: 1994
Páginas: 332


Nenhum comentário

Postar um comentário